Marketing Digital

Lições de Marketing Digital – Caso Americanas

Hoje iniciamos a série “Lições de Marketing Digital” na qual vamos analisar eventos do mercado e “extrair” algumas lições importantes para os negócios, empreendedorismo e marketing digital.

CASO AMERICANAS

De quem estamos falando?

O grupo Americanas SA engloba, entre outras empresas:

  • Lojas Americanas SA (física, virtual e Americanas Entrega)
  • B2W (empresa do comércio eletrônico)
  • Submarino
  • Shoptime
  • Soub!
  • Ame Digital (fintech)
  • Let’s (plataforma de logística)
  • Mais Aqui
  • Supermercado Now (plataforma de e-commerce)
  • Natural da Terra (rede de hortifruti)
  • Skoob (rede social de leitura)
  • Grupo Uni.co (Imaginarium, Lovebrands, MinD e Puket)

Observação inicial: Só pelo tamanho das empresas “virtuais” listadas acima já podemos imaginar o tamanho do impacto no comércio eletrônico como um todo!

O que aconteceu?

A americanas SA anunciou que foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis estimadas em R$ 20 bilhões, em análise preliminar.

Consequências imediatas

A confiança do mercado na empresa desapareceu e as ações da empresa “derreteram” na bolsa de valores (perda de cerca de 90%)! Cada ação que chegou a valer R$ 36,35 no último ano, hoje (12/05/2022) foram negociadas entre R$ 2,40 e R$ 2,95, fechando em R$ 2,72!

Além disso, o diretor-presidente Sérgio Rial e o diretor de Relações com Investidores André Covre, empossados no dia 2 de janeiro deste ano, renunciaram ao cargo.

Futuro da empresa

Analistas indicam que,  a sobrevivência (e recuperação) da empresa depende da forma como a mesma vai lidar com essa crise e, principalmente, como vai fazer para recuperar a CONFIANÇA do mercado e, também, como vão fazerpara que essa “onda de desconfiança” não afete – muito – o consumidor final!

Lição que podemos aprender desse caso

CREDIBILIDADE / CONFIANÇA

Se esse conceito é tão importante para grupos como esse, para PMEs ele é, da mesma forma, ESSENCIAL!!!

Ainda mais, no mundo digital, a CONFIANÇA da MARCA e do consumidor final é  absolutamente IMPRESCINDÍVEL, e nunca

pode ser perdida!

Tenha muito CUIDADO para escolher seus colaboradores, prestadores de serviço e, principalmente, gestores de redes sociais e gestores de tráfego pago.

Já pensou em trabalhar a imagem da empresa em todos os canais de forma impecável e economizar com os gestores de redes sociais ou de tráfego pago e, por um descuido ou incompetência ter uma publicação ou um anúncio veiculado de forma que possa afetar a CREDIBILIDADE da sua empresa e a CONFIANÇA dos seus clientes?

Na sua opinião, qual seria o tamanho desse estrago?

Comente abaixo!

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