Lições de Marketing Digital – Caso Americanas
Hoje iniciamos a série “Lições de Marketing Digital” na qual vamos analisar eventos do mercado e “extrair” algumas lições importantes para os negócios, empreendedorismo e marketing digital.
CASO AMERICANAS
De quem estamos falando?
O grupo Americanas SA engloba, entre outras empresas:
- Lojas Americanas SA (física, virtual e Americanas Entrega)
- B2W (empresa do comércio eletrônico)
- Submarino
- Shoptime
- Soub!
- Ame Digital (fintech)
- Let’s (plataforma de logística)
- Mais Aqui
- Supermercado Now (plataforma de e-commerce)
- Natural da Terra (rede de hortifruti)
- Skoob (rede social de leitura)
- Grupo Uni.co (Imaginarium, Lovebrands, MinD e Puket)
Observação inicial: Só pelo tamanho das empresas “virtuais” listadas acima já podemos imaginar o tamanho do impacto no comércio eletrônico como um todo!
O que aconteceu?
A americanas SA anunciou que foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis estimadas em R$ 20 bilhões, em análise preliminar.
Consequências imediatas
A confiança do mercado na empresa desapareceu e as ações da empresa “derreteram” na bolsa de valores (perda de cerca de 90%)! Cada ação que chegou a valer R$ 36,35 no último ano, hoje (12/05/2022) foram negociadas entre R$ 2,40 e R$ 2,95, fechando em R$ 2,72!
Além disso, o diretor-presidente Sérgio Rial e o diretor de Relações com Investidores André Covre, empossados no dia 2 de janeiro deste ano, renunciaram ao cargo.
Futuro da empresa
Analistas indicam que, a sobrevivência (e recuperação) da empresa depende da forma como a mesma vai lidar com essa crise e, principalmente, como vai fazer para recuperar a CONFIANÇA do mercado e, também, como vão fazerpara que essa “onda de desconfiança” não afete – muito – o consumidor final!
Lição que podemos aprender desse caso
CREDIBILIDADE / CONFIANÇA
Se esse conceito é tão importante para grupos como esse, para PMEs ele é, da mesma forma, ESSENCIAL!!!
Ainda mais, no mundo digital, a CONFIANÇA da MARCA e do consumidor final é absolutamente IMPRESCINDÍVEL, e nunca
pode ser perdida!
Tenha muito CUIDADO para escolher seus colaboradores, prestadores de serviço e, principalmente, gestores de redes sociais e gestores de tráfego pago.
Já pensou em trabalhar a imagem da empresa em todos os canais de forma impecável e economizar com os gestores de redes sociais ou de tráfego pago e, por um descuido ou incompetência ter uma publicação ou um anúncio veiculado de forma que possa afetar a CREDIBILIDADE da sua empresa e a CONFIANÇA dos seus clientes?
Na sua opinião, qual seria o tamanho desse estrago?
Comente abaixo!